Apoiado por cinco colunas de tubo de aço anti-deslizante, a ponte para pedestres Telekom, no Distrito Federal de Bonn, reduz o tráfego em um bairro bastante transitado. O objetivo dessa passarela é conectar os dois edifícios de escritórios da Deutsch Telekom AG. O conceito da iluminação da nova ponte: capturar o estilo e a inovação técnica da maior companhia de telecomunicações da Europa.
Em cada extremo encontram-se duas caixas de elevadores, nos quais se apoia o delgado e curvo caminho, unindo as entradas principais dos dois edifícios do cliente.
Os pedestres, principalmente os 4 mil trabalhadores da Telekom, agora podem cruzar com segurança a rua de tráfego intenso e as vias de VLT, através da passarela recentemente construída, há dois anos aproximadamente.
Durante o dia, ao longo da ponte, pode-se observar as duas caixas de elevadores em cada extremo, inseridas em cada um dos edifícios da Deutsche Telekom AG, os quais foram concluídos em 2009. Quando cai a noite, são os LED’s que iluminam homogeneamente os perfis do corrimão, as escadas e o próprio caminho. O caminho brilhantemente iluminado parece estar flutuando em meio ao ambiente noturno. Portanto, a conexão arquitetônica entre os dois complexos edifícios torna-se tangível.
Ambas as torres que são conectadas pela passarela de 72 metros de comprimento, foram equipadas com painéis de vidro, mostrando a composição de imagens artísticas de qualquer conteúdo selecionado. Na primeira aparição do crepúsculo, as animações abstratas executadas na ponte são mais evidentes.
Quanto à iluminação da ponte, os perfis de LED no interior dos corrimões e nos degraus das escadas criam uma iluminação livre de sombras e de alta eficiência. No que diz respeito às duas caixas de elevadores, montados atrás da fachada de vidro opaco, no topo e no fundo do espaço do elevador, encontram-se os perfis de LED, que suavemente iluminam a torre, quando cai a noite.
Lasers de movimento são capazes de detectar a posição e o movimento dos pedestres, fatores que incitam o software de controle a acender e a apagar a fachada da caixa de elevador, através da iluminação colorida de LED. Os transeuntes podem interagir ludicamente com a torre, portanto o controle da instalação de luz é dinâmico.
“Quisemos incorporar telas de vídeo ao longo da ponte, de uma forma que parecesse como uma parte integral da estrutura, inclusive quando estão apagados”, disse Stephan Thiele do escritório Licht Kunst Licht. “Nossa intenção não era utilizar os projetores e os mastros de luz do lado de fora ou de cima da estrutura, mas sim ver o brilho da ponte desde o interior, como um objeto brilhante na paisagem urbano mais escura”, diz Thiele.
Veja o video abaixo:
Telekombrücke Bonn | Architectual Lighting Design from bildundtonfabrik on Vimeo.